Nossa equipe

Joaze Bernardino-Costa

Coordenação Executiva

Professor associado do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Doutor em Sociologia (Universidade de Brasília), e Pós-Doutor em Estudos Étnicos (Universidade da Califórnia, Berkeley). Possui diversas publicações no Brasil e exterior sobre trabalho doméstico, ações afirmativas, intelectuais negros e estudos sobre racismo. Entre elas destacamos os seguintes livros: Saberes Subalternos e Decolonialidade: os sindicatos das trabalhadoras domésticas no Brasil (Brasília: Editora da UnB, 2015); Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico (Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018), organizado com Nelson Maldonado-Torres e Ramón Grosfoguel. Integrou a equipe que elaborou a proposta de Ações Afirmativas na Pós-Graduação da Universidade de Brasília, aprovada em 2020.

Renísia Cristina Garcia Filice

Profa. Associada da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília- UnB. Pós-Doutora em Relações Internacionais e Diplomacia Econômica (Universidade de Cabo Verde); Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (Univ. Lusófona do Porto) e Sociologia (Centro de Investigação em Ciências Sociais/Universidade do Minho/Portugal). Doutora em Educação (UnB); Mestre em História Social (PUC/SP); Filosofia e História (UFU). Foi do Conselho Nacional para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial/CNPIR. Coordena o Conneab/Abpn (Consórcio Nacional de Neabs da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as); os Projetos Tecendo Redes Antirracistas, o Redes Antirracistas MIR-UnB e o Eixo 2 Proneabs. É líder do Geppherg (Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e Gênero). Organizadora” Tecendo Redes Antirracistas”(2019, 2020, 2023, 2026 (prelo)).

Evandro Piza Duarte

Coordenação Executiva

Professor de Processo Penal e Criminologia na Faculdade de Direito – UnB, atuando na graduação e na pós-graduação (PPGD, PMPD e PPGDH). Tem doutorado em Direito (UnB), além de mestrado e graduação (UFSC). Realizou estágios de pós-doutorado na University of Pennsylvania (EUA) e na Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), e professor visitante na Universidade Nacional da Colômbia. Pesquisa sobre Criminologia, Direito e Relações Raciais. Coordena o Laboratório de Informação, Tecnologia e Diversidade (LabDiv) e o Maré (Cultura Jurídica e Atlântico Negro). Editor da Revista Latino-Americana de Criminologia.  Coordena projetos de Cooperação Internacional Abdias Nascimento e de incentivo à Diversidade Étnico Racial no PPGD/UnB (CAPES).

Delton Aparecido Felipe

Coordenador de Articulação Política

Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá – Paraná, Pesquisador Visitante da Escola de Direito da FGV – SP. Coordenador de Políticas e Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (CADARA) – 2023-2024 – do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) – 2023 – 2024 -do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Coordenador do Programa de Diversidade da Pós Graduação da Escola de Direito da FGV- São Paulo, com publicações nacionais e internacionais, entre elas o livro Cotas Raciais: Gestão, Implementação e Permanência.

Ícaro Jorge da Silva Santana

Coordenador de Difusão e Disseminação do Conhecimento

Professor Voluntário do curso de Gestão de Políticas Públicas na UnB. Advogado do Instituto de Direito Coletivo (IDC). Procurador de Direitos Humanos da OAB/DF. Pesquisador do GEPPHERG. Pesquisador do Projeto Redes Antirracistas. Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela UFBA. Graduado em Direito e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela UFBA.

Yuri Santos de Brito

Coordenador de Comunicação

Baiano de Itabuna, graduado em Ciências Sociais pela UFBA, mestre e doutor em Sociologia pela UnB, onde hoje é professor efetivo do Departamento de Sociologia. Foi assessor para equidade étnico-racial no Ministério da Saúde e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem interesse em sociologia, política, relações raciais, branquitude, desigualdade racial e de gênero, educação, ações afirmativas, mobilidade social, políticas sociais, saúde pública, comunicação, cultura e democracia.